Quem trabalha com vendas sabe da importância que é estar online, afinal, esta é uma excelente forma de destacar sua empresa além da sua região.
O fato é que simplesmente abrir um site não garante que as vendas vão acontecer imediatamente, é necessário fornecer uma experiência ao cliente, pois na frente dele, além da sua empresa, ele encontra outras centenas de opções, com valores variados e várias formas de pagamento.
Então você se pergunta: Como me destacar perante todas estas opções?
Continue a leitura e siga nossas dicas.
Como destacar minha empresa?
Foque na estratégia!
Não adianta utilizar os recursos da internet sem um planejamento adequado e estruturado. Na verdade, investir nos canais digitais sem a abordagem adequada pode até ser um tiro no pé, refletindo negativamente na imagem da sua empresa.
Sendo assim, a estratégia deve ser o ponto de partida do seu negócio, mas outras dicas podem ser fundamentais.
1- Escolha uma boa plataforma para seu site
A plataforma funciona como a estrutura de seu site. Nela estará concentrada praticamente todas as funcionalidades do negócio.
Ela precisa ser a mais completa e funcional possível, oferecendo ao seu e-commerce o suporte necessário para que seus clientes tenham uma boa experiência de compra.
Fique atento se a plataforma contém ferramentas de SEO, para que seja possível se destacar nos mecanismos de busca.
Outra dica é o layout, ele deve ser exclusivo, responsivo, e com dimensionamento adaptável ao tipo de equipamento que o cliente possui, como smartphone, tablet ou computador.
Observe também se a plataforma fornece um ambiente criptografado para que os dados dos clientes sejam armazenados com segurança.
2- Segmente seu público
A internet não tem limites.
Com ela sua empresa pode atingir os mais variados públicos de qualquer parte do mundo, mas é preciso ter foco!
Filtre o seu cliente ideal, analise as necessidades, características e motivações dele, para assim trabalhar seu conteúdo e comunicação voltados para a pessoa certa.
Não perca tempo abraçando o mundo, foque em quem irá te proporcionar o resultado desejado, pois espalhar sua mensagem para uma audiência aleatória, não gera nenhuma vantagem concreta para o seu negócio e aumenta seus gastos.
3- Facilite o contato em todos os canais
Esteja presente nas principais redes sociais e otimize o seu tempo e do seu cliente, resolvendo os possíveis problemas e dúvidas pela própria plataforma. Por exemplo:
Se um cliente entrar em contato pelo Instagram, resolva pelo próprio Instagram. Jamais peça para ele realizar uma ligação ou entrar em contato por outro local, a menos que o assunto se prolongue e exija uma atenção maior.
Realize o monitoramento de cada rede social diariamente, destacando as principais formas de contato com a sua empresa.
Também é possível configurar mensagens automáticas para aumentar a sua taxa de respostas, mas lembre-se de sempre responder o cliente de acordo com o que ele deseja. A mensagem automática deve ser uma iniciação a conversa e não a resposta final.
Utilize mensagens simples, como:
- Olá, tudo bem? Como podemos ajudá-lo?
- Olá, tudo bem? Não estamos disponíveis no momento, mas deixe sua solicitação que responderemos o mais rápido possível.
Bem provável que após receber este tipo de mensagem, o cliente já encaminhe a solicitação desejada, agilizando o atendimento e facilitando o contato.
4- Interaja com seus fãs e seguidores
Se relacionar com seus fãs e seguidores é fundamental.
Muitos clientes utilizam as mídias sociais como um canal de SAC pela facilidade de contato. Então esteja preparado para receber desde elogios à críticas, mas atenção: Nunca deixe um cliente sem resposta, principalmente diante de uma dúvida ou reclamação.
Além de gerar frustração e descontentamento por parte do cliente, isso pode prejudicar a imagem da sua empresa, pois imagine acessar uma página, olhar os comentários e ver reclamações e dúvidas ignoradas. Você iria arriscar neste produto?
Uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, informa que 94% dos consumidores, não compram de empresas com má reputação, principalmente nos dias de hoje onde existe uma facilidade muito grande de se realizar uma pesquisa a respeito de uma marca ou produto.
Então é fundamental que você saiba atender bem seus clientes para evitar problemas mais sérios que possam gerar uma crise de imagem.
5- Invista em Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em produzir e distribuir conteúdos relevantes, que têm como objetivo atrair, engajar e converter possíveis consumidores.
Isso ocorre porque estuda em profundidade o público, além de entender suas necessidades, objetivos e preferências.
Com isso, o cliente naturalmente passa a se interessar pelos conteúdos oferecidos e a ver sua empresa como autoridade e referência nos assuntos que aborda.
O Marketing de Conteúdo é mais que um diferencial competitivo: é a chave para que a sua marca possa realmente disputar por destaque na internet.
Para isso, não se preocupe apenas em falar somente da sua marca e dos seus produtos.
Produza materiais que possam resultar em engajamentos e que sejam relacionados à sua solução, mas não de forma tão explícita.
A combinação de posts relevantes, práticas de SEO e a criação de uma landing page, por exemplo, terá como fruto muitos leads.
Estes leads podem ser filtrados e adicionados em uma lista de e-mail marketing, cuja principal função é nutrir. Quando esses leads são qualificados, podem ser expostos a conteúdos mais avançados e aumentando a possibilidade de conversão.
6 – Anuncie
As redes sociais possuem sistemas de anúncios que permitem ampliar a visibilidade e até mesmo aumentar suas conversões e vendas.
Estes anúncios podem segmentar seu público de acordo com gênero, faixa etária, áreas de interesse, áreas de atuação e outros.
Separando estes clientes você consegue fazer com que seus posts sejam exibidos para um público mais assertivo, aumentando consideravelmente suas chances de venda.
Claro que é necessário um bom investimento para aplicar nesses anúncios. Mas calma, que não é algo exorbitante, pelo contrário, se analisarmos o retorno tem um excelente custo-benefício, mas tudo vai depender dos seus objetivos e resultados.
Lembre-se que o retorno geralmente costuma ser diretamente proporcional aos investimentos.
7- Controle o Retorno sobre o Investimento (ROI)
Todas as suas ações nas mídias sociais precisam ser planejadas e controladas periodicamente.
Você não terá um retorno de qualidade se apenas postar por postar, patrocinar por patrocinar.
É necessária uma análise minuciosa e completa, diariamente. Desta forma é possível identificar as falhas e erros, mensurando com exatidão os resultados positivos e negativos.
Quando os objetivos não estão sendo atingidos é preciso rever toda a estratégia e otimizá-la até se obter o resultado desejado.
Quando os resultados aparecerem, você deve começar a calcular o Retorno sobre o Investimento, também conhecido como ROI.
Por exemplo, se você investe R$ 5.000,00 em verba de mídia e está faturando R$ 25.000,00, é sinal que você está multiplicando o seu investimento por 5, portanto, o seu ROI é 5.
A meta é melhorar cada vez mais o ROI, por isso se ele estiver muito baixo, reavalie as situações pois seu lucro não está nada bom.
Conte com a gente
Para uma empresa ser reconhecida no meio digital, a expressão “cresça e apareça” faz todo o sentido.
Investindo em inovação e conteúdos interessantes, seu negócio pode se tornar diferencial e uma referência na área em que atua.
Por mais que possa parecer simples, acredite, não é. Mas nós podemos te ajudar.
Temos anos de experiência em marketing digital, sites responsivos, funcionais e vendedores, gestão de redes sociais e consultorias.
Entre agora em contato conosco e descubra tudo o que podemos fazer pela sua empresa.
O post 7 dicas para destacar sua empresa na internet apareceu primeiro em Agência GAYA - Agência de Marketing Digital de Performance.